O convidado do Programa do Brasil dessa semana foi Hamilton Sossmeier, vereador de Porto Alegre pelo PTB e presidente da Câmara de Vereadores. O mandato de Sossmeier se encerra no próximo dia 3 de janeiro e, ao longo do programa, repercutiu o ano de 2023 e projetou o ano de 2024.
“Pra nós, como Câmara Municipal, foi um ano muito importante porque foi o ano dos 250 anos do nosso parlamento da capital. Então a gente fez todo um trabalho de entender um pouco da dinâmica do passado da Câmara, e poder homenagear pessoas que já passaram por ali, como ex-presidentes e vereadores. Então foi um momento muito especial e importante. Estamos concluindo nosso mandato dia 3 de janeiro, às 16h estaremos passando o bastão para o novo presidente que terá um ano, acredito eu, muito tensionado por conta do ano eleitoral.
Fazendo uma análise do ano de 2023, o vereador reconhece que algumas pautas importantes não puderam ser votadas nesse ano, como as mudanças no plano diretor. Segundo Sossmeier, um fator que atrapalhou o andamento das pautas foi o alto número de moções pautadas ideologicamente e que não refletiram as necessidades da capital. Como por exemplo as moções sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, e o ataque terrorista sofrido por Israel. “O espaço que é dado para isso acaba atrapalhando aquilo que é a grande finalidade da Câmara, que é servir à sociedade local. Então, na minha ótica, isso foi um dos entraves muito grandes desse ano porque tiveram moções, por exemplo, que 14 parlamentares foram para a tribuna. Praticamente uma tarde inteira discutindo uma moção. Então tudo isso acaba travando as pautas”.
Por outro lado, Hamilton destaca a eficiência na votação do projeto emergencial de 20 milhões de reais para as famílias atingidas pelas enchentes do mês de setembro. Votado em tempo recorde, o projeto que havia sido recebido às 11:30 da manhã através do executivo, fora aprovado pouco depois das 16h da tarde.
Para o ano de 2024, o que mais preocupa o vereador é a crescente tensão por conta do ano eleitoral. Segundo ele, inclusive, as eleições em Porto Alegre já começaram, tendo em vista a a polarização política na cidade e a disputa que cada vez mais vai para o campo ideológico, e não são discutidos de maneira respeitosa e democrática projetos ou ideias para a capital.
Para Fabiano Brasil, apresentador do Programa do Brasil e presidente do grupo F. Brasil o mandato de Hamilton Sossmeier “Foi uma administração de transparência, de abertura e de aproximação da câmara de vereadores com o porto alegrense e conosco da imprensa”
O Programa do Brasil acontece todas às segundas-feiras às 13h. Você pode conferir esse e diversos outros programas no youtube do POA Streaming