Em primeiro comentário no POA Streaming, senador Paulo Paim celebra a nova política de cotas

Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última segunda-feira (13), a nova lei é um aprimoramento do já existente sistema de cotas.

No programa RS Meio Dia, com apresentação de Bethania Haas, o senador do PT-RS, Paulo Paim, estreou hoje seu comentário semanal na grade de programas do POA Streaming. Em seu primeiro comentário, o tema foi a sanção da lei que atualiza o sistema de cotas no ensino superior. Entre as principais mudanças, destacam-se a inclusão dos povos quilombolas, e a redução da renda per capita para ter acesso aos benefícios das cotas, que agora passa a ser de apenas um salário mínimo, com o intuito de priorizar os mais necessitados.

Para o Senador, o momento foi emocionante e representa um importante passo na educação brasileira: “O texto direciona o país para uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária, garantindo ainda mais acesso e equidade de oportunidades no ensino técnico e no ensino superior”.

“O objetivo da proposta é oferecer oportunidade reais de acesso à educação para esses grupos que foram historicamente excluídos. Existia no Brasil praticamente um Apartheid. Os brancos e, principalmente, os negros pobres não chegavam na universidade federal a não ser raras exceções” Complementou Paim.

O texto, que foi construído pelas deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Benedita da Silva (PT-RJ), e que teve Dandara Tonantzin (PT-MG) como relatora na Câmara dos Deputados, foi conduzido ao Senado por Paulo Paim e sancionado pelo presidente Lula em cerimônia no Palácio do Planalto.

Além do comentário semanal de Paulo Paim, que acontecerá todas as quartas-feiras, o RS Meio Dia contará também com as participações dos senadores gaúchos Luiz Carlos Heinze e Hamilton Mourão. O programa acontece diariamente às 12h e pode ser acompanhado pelo canal do Youtube do POA Streaming e pelo canal 160 da Soul TV. Siga as nossas redes sociais e acompanhe a nossa grade de programação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *